• Av. Raimundo de Aquino, Qd. 01, Lt. 8 - Vila João Braz

Ligue-nos:

(62) 3506-1632


A importância da Castração de Cães e Gatos

O contato estrito com cães e gatos vem trazendo grande preocupação quando se trata de sua rápida proliferação. São animais de gestação relativamente curta e normalmente um número considerável de filhotes. Sua maturidade sexual pode ser atingida a partir dos seis meses de idade, levando então a necessidade de desenvolvimentos de técnicas para controle populacional

A preocupação do controle populacional de cães e gatos não é uma preocupação recente. Em 1798, Thomas Malthus, o pai da demografia, já alertava a necessidade de técnicas que levassem a esterilização dos animais de estimação, evitando sua proliferação tão acentuada.


Entenda como funciona:

Castração de machos (gatos e cães)
.Nome da cirurgia: Orquiectomia
Como e feito a cirurgia : Com anestesia geral, a retirada dos testículos , deixando a bolsa escrotal.
Pós operatório: uso de antibióticos antiflamatorios , colara elizabetano em média de 7 a 10 dias , Limpeza do local diariamente, antisséptico tópico até a retirada dos pontos.

Vantagens
 
Previne doenças como Tumor venéreo transmissível (tvt), tumor de próstata e consequentemente hernias perianais e perineais, evitando nos gatos algumas doenças infeciosas transmitidas pela mordida, como Fiv e Felv nos gatos e Raiva nos cães e gatos.
O animal tende a ficar mais calmo
Evita briga por disputa de território
Evita fuga de casa atras de femeas no cio.


Castração de femea

Nome da cirugia: Ovario-histerectomia
Como e a cirurgia :E feito sob anestesia geral (preferência inalatória) retirasse o útero , tubas uterinas e ovários.
Pos operatório: em media 7 a 10 dias, Uso de colar elizabetano (evitar que o animal coloque a boca nos pontos), higienização da ferida diariamente de preferência 2 vezes ao dia (12 em 12 horas ) uso de antiflamatorio, antibiótico e analgésicos até a retirada dos pontos que em média (15 a 18 dias )


Vantagens
Evita ocorrência de gravidez indesejada
Não atrai mais machos quando estiver no cio
Previne infecção uterina (piometra) TVT e pseudociese( gravides psicológica )
Reduz bastante as chances do animal apresentar tumor de mama na fase adulta


Desvantagens 

 Obesidade mais propensas a ganhar peso, por que diminui a ação hormonal podendo se tornar mais sedentário, queda de metabolismo dos animais castrados, mas que pode ser controlada com a dieta e atividade física.

A castração de femeas precoce de raças grandes, permaneça com vulva juvenil o que pode levar a dermatite da prega vulvar.
Pode diminuir o fechamento de fises de ossos longos, fazendo que os ossos longos fiquem maiores

A obrigação do médico veterinário é de melhor informar seus clientes, pois há muitos estudos e pesquisas nessa área que demonstram os benefícios da castração.

E importante lembrar que as pessoas tem que conscientizar que reproduzir um animal não e uma decisão a ser tomada por impulso, ou então tomada pelo mito que a femea tem que ter pelo menos uma cria durante a vida , o que não e correto como vimos nas explicações) ou que eles tem que namorar , eles na sentem falta pois os cães e gatos não copulam por prazer , mais para perpetuar a espécie.
E também uma femea gravida gera gastos, com exames gestacionais, pode ser preciso cesariana.
 
Portanto,  além de praticar a posse responsável, a decisão de castrar o cães e gatos tem que ser assunto de interesse de todos os tutores de cães e gatos.

  • Autor: Dra. Rhaiana
Fale Conosco
É um prazer tê-lo aqui!
Escolha com quem quer falar
Atendimento
Atendimento Pet e Nature
Despachante
Despachante de Armas